# Pesquisa em Campos Específicos

Para obter registos em que o valor de um determinado campo de um arquivo corresponda a um termo em específico, é necessário utilizar a seguinte expressão: nome_do_campo:termo. No caso de querermos procurar por um conjunto de termos no contexto de uma frase, a expressão a utilizar é nome_do_campo:"conjunto de termos".

# Pesquisar em campos descritivos:

Os registos de cada um dos quatro arquivos que integram o site do Arquivo CUF - Alfredo da Silva incluem um campo descritivo diferente que se destina a descrever o item em questão: Título para o arquivo documental, Descrição para o arquivo fotográfico, TITULO para o arquivo de outros desenhos e Título da Unidade Arquivística/Documento para a categoria de outros arquivos. O vídeo em baixo explica em pormenor como é possível encontrar resultados restritos a cada um destes quatro arquivos pesquisando apenas no seu respectivo campo descritivo. Por exemplo:

  • Pesquisando por t√≠tulo:Barreiro obtemos todos os registos documentais com refer√™ncias √† cidade do Barreiro no campo descritivo (exemplo (opens new window)).
  • Pesquisando por descri√ß√£o:Barreiro obtemos todos os registos fotogr√°ficos com refer√™ncias √† cidade do Barreiro no campo descritivo (exemplo (opens new window)).
  • Pesquisando por titulo:Barreiro obtemos todos os registos sobre desenhos com refer√™ncias √† cidade do Barreiro no campo descritivo (exemplo (opens new window)).
  • Pesquisando por t√≠tulo_da_unidade_arquiv√≠stica\/documento:Barreiro obtemos todos os registos fotogr√°ficos com refer√™ncias √† cidade do Barreiro no campo descritivo (exemplo (opens new window)).

# Pesquisar noutros campos

Para al√©m de campos descritivos, √© tamb√©m poss√≠vel pesquisar noutros campos de um arquivo recorrendo √† express√£o nome_do_campo:termo. Por exemplo, dois campos comuns aos arquivos documental e fotogr√°fico consistem em Entidade Produtora e Entidade Detentora. √Č deste modo poss√≠vel...

O vídeo incluído em seguida mostra os exemplos que acabámos de referir em funcionamento:

# Pesquisa em campos por etiquetas

Cada entrada relativa a um registo que é apresentada na lista de resultados de busca apresenta um resumo dos dados mais importantes que distinguem esse registo dos restantes. Ao efectuarmos uma pesquisa do tipo nome_do_campo:"termo" ou nome_do_campo:"conjunto de termos" - entre aspas - de modo a obtermos todos os resultados que correspondam precisamente ao(s) termo(s) de pesquisa, em cada uma das entradas devolvida a expressão empregue na pesquisa será exibida em vermelho caso o campo faça parte do grupo de campos exibidos na entrada descritiva do registo.

Deste modo torna-se possível efectuar pesquisas através da combinação destas etiquetas. Para tal, basta clicar em cima delas. Cada clique em cima de uma dessas etiquetas agrega-a à expressão de pesquisa, filtrando ainda mais os resultados devolvidos. Se voltarmos a clicar numa etiqueta, a expressão associada a essa pesquisa é removida da expressão de pesquisa. A pesquisa por etiquetas é igualmente válida para o campo relativo ao nome do Arquivo a que o registo pertence: definitionName:"Fotográfico", definitionName:"Documental", definitionName:"Desenhos" e definitionName:"Outros Arquivos".

O vídeo incluído em baixo apresenta uma demonstração da vantagem oferecida pela navegação por tópicos: